SAÚDE COMEÇA PELA BOCA

Cuide da sua saúde bucal! A boca desempenha funções de extrema importância para o nosso organismo. É através da boca que nos alimentamos, falamos e também respiramos. A boca é a porta principal pela qual entram os alimentos em nosso organismo. Sendo assim, torna-se muito suscetível também à entrada de bactérias e outros micro organismos prejudiciais a nossa saúde.

Algumas doenças são mais comuns:

Gengivite e Periodontite: Caracterizada pelo sangramento gengival, sendo assim uma inflamação da gengiva por placa ou tártaro dental. Essa doença se não tratada pode se agravar ao ponto de haver uma perda óssea e consequentemente a perda do elemento dental.

Carie: Bem famosa, a carie se dá pela liberação do acido de bactérias, que são metabolizados e são capazes de corroer e romper as estruturas calcificadas do dente, causando assim um processo de desmineralização do dente.

Halitose: Bastante conhecida também, a halitose ou mau-hálito, apesar de não ser uma doença propriamente dita, é um sinal de que pode haver um desequilíbrio no organismo. O mau hálito pode ser causado tanto pela falta de higiene bucal, pelo consumo excessivo de álcool e tabaco, a ingestão de determinados alimentos e até mesmo pelo jejum prolongado.

Aftas: As aftas são pequenas lesões esbranquiçadas e dolorosas que podem surgir na cavidade oral: gengiva, lábios e língua. Podem ser únicas ou múltiplas. Atividades como falar e comer pode causar muito desconforto. Alguns fatores contribuem para o aparecimento das aftas: reações alérgicas a bactérias bucais, carência de vitamina B12, sistema imunológico debilitado, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até mesmo estresse emocional.

Cuidados:

Profilaxia (Limpeza no Consultório):

A Profilaxia bucal, conhecida popularmente como “limpeza” é feita pelo dentista no consultório com o uso de instrumentos adequados para tal, como: aparelhos de ultrasson, jatos de bicarbonato ou escovas e borrachas de polimento.

É um procedimento que visa uma limpeza mais profunda dos dentes, ajudando na remoção de manchas, placas bacterianas e tártaro.

O tártaro e a placa bacteriana são responsáveis por doenças bucais como a gengivite, cárie e mau hálito.

Recomenda-se fazer a profilaxia a cada seis meses, caso o paciente tenha uma boa saúde bucal.

A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de cuidar da saúde.

Além de todos estes cuidados, consultar regularmente um dentista te ajudará a manter uma saúde bucal em dia.

Uso correto do fio dental:

Somente com a escovação não é possível fazer a retirada de todos os restos de alimentos que ficam entre os dentes após cada refeição. Por isso o uso correto do fio dental ajuda muito para que a limpeza possa ser ainda mais eficaz.

Alimentação Saudável:

Uma alimentação saudável e balanceada controlando a ingestão de açucares e alimentos muito ácidos, também é uma maneira de contribuir para que se tenha uma boa saúde bucal.

Escovação Adequada:

Cuidados como, uma correta escovação dos dentes (no mínimo 3x ao dia) de preferência após as refeições, antes de dormir e ao acordar, sempre utilizando creme dental com flúor além de conferir limpeza, também auxilia no combate ao mau hálito.